quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pacaembú, casa do Corinthians


Só não terminei de ler antes porque estava realmente empenhada em outras tarefas. Mas, acabei. Foram apenas três dias para que eu concluísse a leitura desse livro tão especial.
"Pacaembú, casa do Corinthians" foi o livro que minha amiga, e também jornalista, Gláucia Santiago fez como Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade.
E acreditem: Com pouquíssimos ajustes, o livro pode estar brevemente nas livrarias.
A Gláucia traça a relação que o guerreiro e sofredor corintiano tem com o estádio que, diga-se de passagem, não é oficialmente do time.
Oficialmente.
Porque no coração e na história do Timão, o Pacaembú é mais do que um estádio, é, definitivamente, a casa do alvinegro paulista.
E ela deu um show de história e um show de narrativa, contando todo o trajeto do estádio em paralelo com a história do time.
Apesar do livro ter muitos números como datas e placares finais, a autora foi capaz de transformar, o que em muitos casos se tornaria chato, em algo prazeroso e interessante.
A linguagem faz com que o livro seja gostoso de ler.

"Pacaembú, casa do Corinthians" é, definitivamente, um belo livro-documentário e que não vale apenas para os corintianos.
Vale muito mais aos que não torcem para o Corinthians, pois vai despertar admiração pelo timão. E por toda a história do Etádio Paulo Machado de Carvalho.

Em tempo: o livro não está disponível nas livrarias. Aos que se interessarem, eu empresto, contato que o tratem como os corintianos tratam o Timão.

3 comentários:

Gláucia Santiago disse...

Máaaaaaaaaaaaa minha querida!
obrigada pelas belas palavras, pela avaliação tão linda do meu filhote! Arrepiei e chorei ao ler seus comentários, suas sensações, seus sentimentos!
Minha autocrítica diz q os ajustes são muitos, mas há ali mto carinho e amor... vc percebeu!

É nóis sempre!!!!
um bejo enorme
Saudações corintianas!

Gláucia

Otávio Antunes disse...

Calma ai Má!
dizer que vale a pena porque o texto é bom blz!
mas porque vai despertar admiração pelo timão?
ai é coisa de corintiana mesmo!
posso ler um livro sobre algo sem ter admiração pelo personagem né?


bjos bicho
se cuida

Hércules Alexandre disse...

Este mesmo que diz "Calma ai Má!
dizer que vale a pena porque o texto é bom blz!
mas porque vai despertar admiração pelo timão?" é o mesmo que nos disse quando foi ao Morumbi ver Corinthians x Palmeiras: "Cara, o negócio é foda mesmo, quem não torce pra ninguem e vai no meio da massa vira corintiano, não tem jeito". Hahahahaha to na fila pra ler, e se for publicado serei o primeiro a comprar. Você não duvida né?
Um abraço a escritora e jornalista(o fato de ser corintiana ja faz dela minha amiga de infância mesmo sem ela saber), ao esquerdista (Otávio, é nóis!), e a você(s/c).
Saudações Corintianas.
Bjo